Ver. Ieda Bilhalva (MDB)

Ver. Ieda Bilhalva (MDB)

Ieda Maria de Ávila Bilhalva tem uma longa história no município. Natural de Santana do Livramento, tem 54 anos, e é casada há mais de 30 anos com o músico, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Nova Santa Rita, Édio Bilhalva.

Ieda tem três filhas - Michelle, Francielle e Andressa - e reside no município desde 1993, sendo professora das escolas de Nova Santa Rita há mais de 20 anos.

Ela possui formação superior em Ciências Biológicas e pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade LaSalle. Antes, havia cursado já o técnico em Agente de Defesa Sanitária Vegetal e Licenciatura em Técnicas Agropecuárias, reforçando que sua preocupação com a Educação e o Meio Ambiente, suas principais bandeiras na política, não são de agora.

Em 2014, foi coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAMA/SMEEC), além de atuar na área ambiental na Sala do Empreendedor, possibilitando, também, ser interlocutora do município no Consórcio Pró-sinos.

Em 2016, foi eleita vereadora de Nova Santa Rita com 374 votos, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) – hoje, Republicanos. Foi a única mulher eleita na 7ª Legislatura.

Em 2018, foi presidenta da Câmara de Nova Santa Rita e, de abril de 2019 a março de 2020, atuou como Secretária Municipal de Meio Ambiente de Nova Santa Rita.

Em abril de 2020 ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).